CARRINHO

CARRINHO

0,00 €
Valor total:

A Água e a Melhora no Aprendizado

A água é essencial para a manutenção de nossa saúde. Ela tem um papel importante no nivelamento da temperatura corporal, leva nutrientes e oxigênio para as células, descarta as “coisas inúteis” e protege os órgãos e tecidos. A água faz parte de praticamente todos os processos físicos de nosso corpo.

E a saúde mental? Qual o papel da água nas funções cerebrais e consequentemente em nossos processos mentais? Ela influencia o sucesso das crianças na escola?

 

Synapse

“A água é essencial para a saúde cerebral”, escreveu a Dra. Philippa Norman em seu artigo sobre cérebros saudáveis. “Junte seus pulsos, com a parte interna de um deles tocando a parte interna do outro. Este é o tamanho e formato aproximados do teu cérebro. Diferente dos modelos rosados de borracha que vemos, o cérebro é incrivelmente macio, composto principalmente de gordura e água. Ele é acinzentado e parece um pudim. É composto de 100 bilhões de células cerebrais chamadas neurônios, que comandam nosso pensamento, aprendizado, emoções e estados de espírito. Os neurônios precisam de gorduras boas, proteínas, carboidratos complexos, micronutrientes - vitaminas, minerais e fitonutrientes - e água. Estes nutrientes são utilizados para comandar as funções de aprendizado dos neurônios.”

 

Os processos mentais são, na verdade, processos químicos que ocorrem em nosso cérebro. Cada uma de nossas ações, pensamentos, falas e tudo mais que fazemos é ativada por diferentes compostos químicos (neurotransmissores) que conduzem as informações para determinados neurônios. Para que haja uma transmissão rápida e de boa qualidade dos neurotransmissores entre os neurônios por meio das sinapses, o tônus muscular da membrana é um elemento crucial. E é aqui que entra a água, já que uma hidratação adequada é a condição mais importante para a manutenção do tônus muscular. Podemos dizer que alimentos de boa qualidade (para a criação de neurotransmissores) e água (para seu transporte) são fundamentais para que tenhamos processos mentais bons e eficientes.

 

As pesquisas mostram que quando sentimos sede, sisso significa que já perdemos 2% da água do nosso corpo e que a eficiência cognitiva fica 10% menor! Além dos efeitos diretos, a desidratação acarreta também efeitos indiretos - uma pessoa desidratada sente cansaço, falta de foco e desmotivação. Considere seu nível de eficiência em um dia quente de verão. A desidratação também reduz a eficiência de nossos processos mentais. Este artigo da página web do Telegraph fala sobre resultados similares: “Os pesquisadores do Instituto de Psiquiatria de Londres e da MRC Cognition and Brain Sciences Unit de Cambridge, descobriram que os cérebros dos adolescentes funcionam de forma menos eficiente quando eles ficam desidratados, tornando as tarefas como resolução de problemas muito mais difíceis. Os pesquisadores fizeram escaneamentos cerebrais de dez adolescentes que fizeram 90 minutos de exercício para induzir uma desidratação moderada antes de receberem testes de resolução de problemas e de tempos de reação. Embora eles tenham perdido apenas 1,1% de seu peso corporal na desidratação durante as tarefas, o estudo mostrou que seu cérebro teve que trabalhar mais arduamente para realizar as tarefas quando estavam desidratados. A habilidade deles em realizar as tarefas não se alterou, mas as imagens dos exames de Ressonância Magnética revelaram um aumento do esforço neural em partes-chave de seu cérebro tais como o giro frontal médio e o lobo parietal inferior - áreas fundamentais na resolução de problemas e no aprendizado.”

 

[1] http://www.healthybrainforlife.com/articles/school-health-and-nutrition/feeding-the-brain-for-academic-success-how

[2] http://www.telegraph.co.uk/journalists/richard-gray/7728442/Dehydration-makes-young-brains-inefficient.html

[3] http://www.sabinasilc.com/viva26.pdf[3]